Arquivo do blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014


ÁGUAS PROFUNDAS DA CORRUPÇÃO


Vejam só quanto a nossa história abusa de ironia: uma empresa estatal especializada na descoberta do ouro negro e vivendo seu inferno astral-financeiro. Escândalos que parecem dar em um poço sem fundo.

Você vai dormir uma noite, acorda pela manhã, e milhões de reais em propina se multiplicaram como gremlins que pularam na água depois de meia-noite e fizeram um lanchinho. As lindas criaturinhas que apareciam dóceis durante a campanha eleitoral viram detestáveis monstrinhos comedores do Erário. A cada dia, a lista engorda. Uma investigação atípica começa do alto pegando peixe graúdo, baleias; depois, uns tubarões (Bois-de-piranha). O sistema dá alguns de seus anéis, mas mantém seus dedos.

Contudo, se os escalões forem baixando, pegando executivos e diretores, tambaquis e tucunarés, etc.? A partir de um certo momento, quando chegar a vez das sardinhas e dos bagres, você não vai mais conseguir dormir direito, achando que poderá ser chamado à justiça, no Congresso, prestar depoimento e fazer acareação com o frentista de um posto de gasolina onde você abasteceu o carro.

O envolvimento pujante do PT colide com a sua antiga, muito antiga, imagem de “partido da moral e da ética” – bandeira erguida em tempos de oposição e campanha. PT sempre foi uma farsa? Ou traiu a seus princípios e eleitores, simplesmente? Como o partido será postado na história? O que foi que aconteceu: engodo ou traição?

Outra maneira de se ver a coisa é imaginar, em vez de um poço profundo de petróleo, uma enorme galeria de esgoto, do tamanho da nação brasileira. De modo que, de tanta denúncia e investigação, parece ter sido agora encontrada uma fonte inesgotável.

Só que dali não é petróleo que sai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário